VALE A PENA COMPRAR IMÓVEIS NO RIO DE JANEIRO?
Muito se tem discutido com relação à recente e impressionante valorização dos imóveis nos bairros mais luxuosos da Cidade Maravilhosa. Antes de mais nada, é preciso lembrar que, devido à sua vocação de cartão postal do Brasil, o Rio de Janeiro sempre teve um dos metros quadrados mais caros do País.
No entanto, alguns dados divulgados recentemente podem surpreender muitos. Por exemplo: na média, o metro quadrado mais caro pertence a Brasília, cidade que possui também a maior renda per capta nacional.
Em se tratando de lançamentos, o preço do metro quadrado no Rio de Janeiro (R$ 4.660/m²) ficou em 11º em um ranking elaborado por uma grande e atuante imobiliária, atrás de cidades do interior paulista como, por exemplo Campinas (R$ 5.040/m²).
Não obstante, a cidade que sediará os Jogos Olímpicos de 2016 detém o recorde dos preços dos imóveis de luxo, que podem custar o dobro do que custam na cidade de São Paulo, cidade com IDH 0,841 (elevado). O metro quadrado nas praias de Ipanema e Leblon custam cerca de duas vezes mais do que em bairros como Morumbi e Vila Nova Conceição (o mais caro da “Terra da Garoa”). Isso se deve a fatores como apelo turístico internacional, baixa oferta de terrenos e alta procura.
O Rio de Janeiro é conhecido no mundo todo e atrai gente não só de outros estados da Federação, mas também de diversos países do mundo como China, Estados Unidos, França e Japão.
Portanto, em que pesem o enorme investimento e as obras em infraestrutura visando a Olimpíada e a Copa do Mundo, como a Linha 4 do Metrô, a pacificação de favelas e a construção das vias expressas, a valorização dos imóveis no Rio não pode ser explicada apenas por esses eventos internacionais, uma vez que a belíssima geografia da cidade, principalmente na orla, é uma dádiva da natureza que só pode ser comparada a muito poucos lugares do restante do planeta. O Rio é único e, por isso, para muitos especialistas, ainda irá se valorizar muito.
Social Links: